Rhonline - 18janeiro2016 Projeto Europeu LLL HUB: um contributo na direção da mudança do paradigma europeu de educação/formação.
Rhonline - 18janeiro2016
Projeto Europeu LLL HUB:
um contributo na direção da mudança do paradigma europeu de educação/formação.
O historial da APG é uma carta de
apresentação para ambições esperadas.
A APG esteve na génese da criação da
ETDF (european training and development federation) e foi decisiva na sua
extinção em 2013 e passagem à eApril. É muito daí que vem a sua honorabilidade
e reconhecimento que se repercute a nível nacional nas transferências de
inovação, saberes e competências que dali decorrem. O caso LLL-HUB (www.lll-hub.eu) , é apenas o seu mais recente
exemplo. Nasceu em 1 de dezembro de 2013 e está na sua parte final. Em todas
as etapas, a APG fez bom uso da experiência para dar força e consistência a
muito do que ali se desenvolveu que vai ser objeto de mostra pública europeia
na Àgora, nos próximos dias 7 e 8 de Março em Mechelen na Bélgica perante uma
audiência muito significativa, quer em número-mais de 300 pessoas vão estar
presentes oriundas de 10 Países europeus e da Turquia-quer em autoridades
europeias responsáveis pelas suas políticas públicas e redes europeias
associadas.
O projecto LLL-HUB permite fazer uma
análise comparativa de oito países da União Europeia e de como eles, por
uma noção comum de ALV-aprendizagem ao longo da vida, adotam interpretações e
estratégias diferentes, consoante os seus atores políticos. Não só identifica
esta discordância, mas dá também a entender que as diferentes interpretações
produzem uma diversidade de boas práticas e propostas que podem ser exemplo
para os restantes países. Revela, portanto, "os dois lados da moeda".
A
LL-P (Lifelong
Learning Platform - exEUCIS LLL-www.eucis-llll.eu), como plataforma única a
nível europeu que tem audiência com o diretor geral da Agência Europeia (dgeac)
e agrega 39 redes europeias neste dominio, está em boas condições de ser
consequente na exploração das conclusões e recomendações e existe uma boa expetativa dos responsáveis
europeus.
A ambição do projeto e dos parceiros
é a de contribuir para uma visão europeia sobre a ALV que seja alicerce para
garantir o seu futuro e assegurar valor na competição e valorização dos seus
Povos. LLL-HUB é um projeto da UE financiado pelo Lifelong Learning Programme
que pretende iniciar um novo mecanismo para envolver diretamente os decisores
políticos e os atores regionais/nacionais em estratégias da UE para a ALV.
Como surgiu a ideia do projeto e com
que objetivos?
A plataforma europeia LL-P (exEUCIS
LLL - The European Civil Society
Platform on Lifelong Learning) no quadro das suas iniciativas europeias e
da sua missão respondeu a uma call da CE (comissão europeia) - Lifelong
Learning Programme - Key Activity 1 - Policy cooperation and innovation -
"Networks" em 2012, que foi aprovada.
A APG detinha uma Vice-Presidência
nessa plataforma europeia e esteve na génese deste impulso que dá um
alcance superior à LL-P. O projecto pretende atingir os três seguintes
objetivos transversais:
1. Fomentar um sentido compartilhado
de aprendizagem ao longo da vida;
2. Ativar multissectorialmente, a
cooperação multi-stakeholders;
3. Estruturar a aprendizagem política
transnacional baseada numa investigação e diálogo a nível regional/nacional
sobre as estratégias de ALV na UE.
Em Portugal, a APG envolveu 15 peritos e outras tantas
organizações, públicas e privadas, para esta iniciativa.4 Sem estes parceiros e
estes peritos não se alcançam patamares de qualidade de trabalho ímpar. A eles
devemos muito e é também por isso que o trabalho associativo é uma afirmação de
cidadania e de valor da APG para o País.
Mas, o que queremos dizer com
aprendizagem ao longo da vida (ALV) ?
Impôe-se esta clarificação porque uma
das evidências que tirámos em Portugal é que o País continua a vivenciar
o paradigma da educação/formação em etapas sequenciais em que a ALV muitas
vezes surge como conceito associado à Educação de Adultos, separada também da
Formação.
As definições sobre educação ao longo da vida variam segundo as perspetivas e prioridades dos formuladores de políticas num dado momento. A
Comissão Europeia definiu aprendizagem ao longo da vida como "uma
atividade de aprendizagem ao longo da vida, visando melhorar os
conhecimentos, habilidades e competências numa perspetiva pessoal, cívica,
social e / ou profissional."
A definição literal da aprendizagem
ao longo da vida é simplesmente 'toda a aprendizagem que as pessoas adquirem ao
longo de toda a sua vida que se adquire em contextos formais, não formais ou
informais." Portanto, a aprendizagem é uma tarefa contínua da sociedade e
do indivíduo, que se estende a todas as áreas da vida "do berço ao
túmulo".
A APG e os seus parceiros acrescenta com o LLL-HUB um passo numa visão para a ALV
no País e contribui assim para o diálogo
social estruturado que possa colher vontades junto dos nossos agentes do
Conhecimento e da Cultura.
REFERÊNCIAS
Communication on Rethinking Education. http://ec.europa.eu/digital-agenda/en/node/67583
Communication new pririties after Paris Declaration.
http://ec.europa.eu/education/policy/strategic-framework/index_pt.htm
EUCIS LLL (www.eucis-lll.eu) - Tomadas de posição
LLL-Hub.eu
Revista Pessoal - coluna LLL-HUB
Formação ou aprendizagem: mudança de paradigma (2014.
Sousa.M.J, Costa.E)
UNESCO. Learning to be. (1972) -
http://www.unesco.org/education/pdf/15_60.pdf
UNESCO. (1996, 2013). Revisiting Learning: The Treasure WiThin Assessing the influence
of the 1996 DeloRs RepoRt
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