Rhonline - 18janeiro2016 Projeto Europeu LLL HUB: um contributo na direção da mudança do paradigma europeu de educação/formação.

 




Rhonline - 18janeiro2016

 

Projeto Europeu LLL HUB: um contributo na direção da mudança do paradigma europeu de educação/formação.


O historial da APG é uma carta de apresentação para ambições esperadas.

A APG esteve na génese da criação da ETDF (european training and development federation) e foi decisiva na sua extinção em 2013 e passagem à eApril. É muito daí que vem a sua honorabilidade e reconhecimento que se repercute a nível nacional nas transferências de inovação, saberes e competências que dali decorrem. O caso LLL-HUB (www.lll-hub.eu) , é apenas o seu mais recente exemplo. Nasceu em 1 de dezembro de 2013 e está na sua parte final. Em todas as etapas, a APG fez bom uso da experiência para dar força e consistência a muito do que ali se desenvolveu que vai ser objeto de mostra pública europeia na Àgora, nos próximos dias 7 e 8 de Março em Mechelen na Bélgica perante uma audiência muito significativa, quer em número-mais de 300 pessoas vão estar presentes oriundas de 10 Países europeus e da Turquia-quer em autoridades europeias responsáveis pelas suas políticas públicas e redes europeias associadas.

O projecto LLL-HUB permite fazer uma análise comparativa de oito países da União Europeia e de como eles, por uma noção comum de ALV-aprendizagem ao longo da vida, adotam interpretações e estratégias diferentes, consoante os seus atores políticos. Não só identifica esta discordância, mas dá também a entender que as diferentes interpretações produzem uma diversidade de boas práticas e propostas que podem ser exemplo para os restantes países. Revela, portanto, "os dois lados da moeda".

A LL-P (Lifelong Learning Platform - exEUCIS LLL-www.eucis-llll.eu), como plataforma única a nível europeu que tem audiência com o diretor geral da Agência Europeia (dgeac) e agrega 39 redes europeias neste dominio, está em boas condições de ser consequente na exploração das conclusões e recomendações  e existe uma boa expetativa dos responsáveis europeus.

A ambição do projeto e dos parceiros é a de contribuir para uma visão europeia sobre a ALV que seja alicerce para garantir o seu futuro e assegurar valor na competição e valorização dos seus Povos. LLL-HUB é um projeto da UE financiado pelo Lifelong Learning Programme que pretende iniciar um novo mecanismo para envolver diretamente os decisores políticos e os atores regionais/nacionais em estratégias da UE para a ALV.

Como surgiu a ideia do projeto e com que objetivos?

A plataforma europeia LL-P (exEUCIS LLL  - The European Civil Society Platform on Lifelong Learning) no quadro das suas iniciativas europeias e da sua missão respondeu a uma call da CE (comissão europeia) - Lifelong Learning Programme - Key Activity 1 - Policy cooperation and innovation - "Networks"  em 2012,  que foi aprovada.

A APG detinha uma Vice-Presidência nessa plataforma europeia e esteve na génese deste impulso que dá um alcance superior à LL-P. O projecto pretende atingir os três seguintes objetivos transversais:

1. Fomentar um sentido compartilhado de aprendizagem ao longo da vida;

2. Ativar multissectorialmente, a cooperação multi-stakeholders;

3. Estruturar a aprendizagem política transnacional baseada numa investigação e diálogo a nível regional/nacional sobre as estratégias de ALV na UE.

 

Em Portugal, a APG   envolveu 15 peritos e outras tantas organizações, públicas e privadas, para esta iniciativa.4 Sem estes parceiros e estes peritos não se alcançam patamares de qualidade de trabalho ímpar. A eles devemos muito e é também por isso que o trabalho associativo é uma afirmação de cidadania e de valor da APG para o País.

Mas, o que queremos dizer com aprendizagem ao longo da vida (ALV) ?

Impôe-se esta clarificação porque uma das evidências que tirámos em Portugal é que o País continua a vivenciar o paradigma da educação/formação em etapas sequenciais em que a ALV muitas vezes surge como conceito associado à Educação de Adultos, separada também da Formação.
As definições sobre educação ao longo da vida variam segundo as perspetivas e prioridades dos formuladores de políticas num dado momento. A Comissão Europeia definiu aprendizagem ao longo da vida como "uma atividade de aprendizagem ao longo da vida, visando melhorar os conhecimentos, habilidades e competências numa perspetiva pessoal, cívica, social e / ou profissional."

A definição literal da aprendizagem ao longo da vida é simplesmente 'toda a aprendizagem que as pessoas adquirem ao longo de toda a sua vida que se adquire em contextos formais, não formais ou informais." Portanto, a aprendizagem é uma tarefa contínua da sociedade e do indivíduo, que se estende a todas as áreas da vida "do berço ao túmulo".


A APG e os seus parceiros acrescenta com o LLL-HUB um passo numa visão para a ALV no País  e contribui assim para o diálogo social estruturado que possa colher vontades junto dos nossos agentes do Conhecimento e da Cultura.

 

 

REFERÊNCIAS

 

Communication on Rethinking Education.  http://ec.europa.eu/digital-agenda/en/node/67583

Communication new pririties after Paris Declaration.

http://ec.europa.eu/education/policy/strategic-framework/index_pt.htm

EUCIS LLL (www.eucis-lll.eu) - Tomadas de posição

LLL-Hub.eu

Revista Pessoal - coluna LLL-HUB

Formação ou aprendizagem: mudança de paradigma (2014. Sousa.M.J, Costa.E)

UNESCO. Learning to be. (1972) - http://www.unesco.org/education/pdf/15_60.pdf

UNESCO. (1996, 2013). Revisiting Learning:  The Treasure WiThin Assessing the influence of the 1996 DeloRs RepoRt


Comments

Popular posts from this blog

Pt Learning working group

SER/TOBE-elearninglisboa2007-proceedings/deliveringonthelisbonagenda

A25A50anos com a ACHADA