Coluna Eureka na revista Pessoal - 2017 (7)
7/7
1 PENSEMOS NISTO...
A Agenda de Novas Competências para a
Europa assume relevo com a Presidência eslovaca do Conselho da UE sendo conduzida pela DG EMPL. O Grupo de Interesse das plataformas europeias da ALV (sociedade
civil) reuniu-se com ambas, em 30 de Novembro p.p., apenas alguns dias após o Conselho da UE ter adoptado uma resolução sobre esta renovada Agenda. A
ênfase foi colocada na necessidade de um equilíbrio entre os resultados
esperados no mercado de trabalho da educação e da formação, e aqueles
relacionados com a inclusão social, cidadania ativa, abertura e curiosidade
para se adaptar às necessidades futuras. Um equilíbrio que não tem sido bem-sucedido na UE dos 28.
2.
INICIATIVAS
Lançamento da Coligação de Competências Digitais e Empregos: -como
vamos reduzir as lacunas de competências? No evento da Comissão Europeia de 1
de dezembro p.p. :- "É urgente que a Europa invista na formação das
pessoas para os novos padrões. Precisamos de ações imediatas", disse
Lowri Evans, diretor da DG Crescimento. "A aprendizagem ao longo da vida é
a forma de ajudar às transições das pessoas através da vida", acrescentou
Michel Servoz, Director da DG Emprego. Automação, robotização ... são termos
que integraram o nosso vocabulário e tornaram-se parte da nossa vida diária,
mas de que ainda temos dificuldade em compreender a extensão e que poucos estão
totalmente preparados para a usar. Este ano os eventos em Portugal e na UE vão
tratar muito extensamente esta prioridade.
3.PISA
(resultados)
O PISA
é o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) da OCDE - um teste
de alfabetização, matemática e ciência de leitura a cada quinze anos em mais de
15 anos. Mais de setenta países e economias participam. O Lançamento Global dos
Resultados PISA 2015, organizado pelo Education Policy Institute da OCDE, foi
feito em 6 de dezembro de 2016. Em Portugal houve alguma especulação e espuma de
onda, mas não se passou disso. Foi pena!
E assim,
tanto quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas
ruas da cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!
A Ciência depende completamente da colaboração, da
realização partilhada e de felizes acasos, mais do que um génio isolado que
salta nú da banheira a gritar «Eureka!»
janeiro 2017, Etelberto Costa
EU...reka!
1 PENSEMOS NISTO...
Perspetiva-se que a aprendizagem com a emergência do paradigma sustentado
na indústria 4.0 e na transição energética associada à descarbonização da
economia terá uma componente tecnológica mais acentuada e as relações professor
aluno terão novos requisitos. A pressão sobre os sistemas de educação e
formação e sobre o emprego far-se-ão sentir profundamente e de forma ainda mais
acentuada do que a dos anos recentes de crise económica. Sem catastrofismos,
preparemo-nos, porque esta indústria 4.0
vem alterar profundamente o tempo e o modo como aprendemos, trabalhamos
e competimos e tal já acontece.
Desta vez a UE parece ter antecipado acontecimentos (ou não tivesse o
conceito indústria 4.0 imergido na Alemanha em 2011) e a CE anunciou a criação
de uma Agência Europeia dedicada ao assunto.
Por cá, o Governo lançou também a iniciativa com várias medidas (60)
relevando nelas o papel da educação/formação. A própria Assembleia da República
promoveu um debate sobre esta de indústria 4.0 e todos os partidos, com
unanimidade rara...afirmaram-se comprometidos em criar legislação apropriada.
2.
INICIATIVAS
Uma Educação de qualidade para Todos é
uma das formas mais eficazes de abordar as desigualdades socioeconómicas e
promover a inclusão social na Europa. Com a pretensão de: -“ melhorar e
modernizar a educação: tecer princípios de inclusão em todos os sistemas
educativos” a Comissão Europeia adoptou
uma Comunicação
sobre a melhoria e a modernização da educação - “High Quality
Education For All “ (7 de dezembro de 2016) em que se revela a ambição de
modernizar os sistemas educativos e de os mobilizar estrategicamente para as
nossas sociedades e o desenvolvimento económico, centrando-se nos investimentos
na educação.
Por nós, acolhemos
esta comunicação sempre com a crença de que algo vai mudar e muito
profundamente. (é agora!...)
E assim,
tanto quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas
ruas da cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!
março2017, Etelberto Costa
9/7
EU...reka!
1 PENSEMOS NISTO...
"Aproveitar ao máximo as
novas oportunidades, enquanto mitigar qualquer impacto negativo,
exigirá um investimento maciço em competências e um enorme repensar da educação
e dos sistemas de aprendizagem ao longo da vida".
Lê-se no Livro Branco sobre o futuro da Europa, que
constituiu a contribuição da Comissão para a Cimeira de Roma de 25 de março de
2017.
Uma vez mais: - só faremos mais juntos - e de forma mais
eficiente – se tivermos sistemas educativos sólidos e abertos que permitam a
participação de todos os cidadãos na sociedade. Mas, falta fazer e ter lideres
capazes de avançar na mudança de forma ambiciosa e inspiradora.
2.
INICIATIVAS
António Costa no lançamento da INCoDe. 2030 (Iniciativa Nacional
Competências Digitais e.2030 em 03 de abril p.p) : "O primeiro problema
que se coloca com as competências digitais é um problema de cidadania: ter
competências para sermos cidadãos activos."
O espantoso déficit de
competências do Pais cria oportunidades para emprego: cerca de 15.000 vagas
estão por ocupar e na EU cerca de 0,5 milhão,mas não temos como preenchê-las e
entrar na corrida? Sim, podemos parece agora existir uma estratégia suportada
em meios financeiros (da EU e das empresas) e com uma equipa de alto nível a
liderar. Até 2030 o País vai mudar muito, pois vai, mas por aqui vamos poder
alcançar a ambição de entrar nos grupo de Países, com valor acrescentado
para atrair investidores e gente de saber. Assim seja....!
Education in a Digital World- Reducing Inequalities
through Lifelong Learning é o tema da
LLLPlatform Annual Conference 2017 - 31.05-01.06 - Tallinn, Estonia.
E assim,
tanto quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas
ruas da cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!
março2017, Etelberto Costa
10/7
1 PENSEMOS NISTO...
ROBOTSA introdução maciça
de algoritmos associados à inteligência artificial é ainda uma ameaça
potencialmente subestimada, em termos de pôr em causa a liberdade pedagógica
dos professores e educadores, bem como a segurança dos dados e as preocupações
com a privacidade. Um algoritmo pode ser potencialmente apresentado como a
solução para a individualização da aprendizagem, não só para oferecer aos
professores e educadores para construir as suas aulas e cursos, mas também para
propor melhorias tecnológicas que normalmente estão diretamente ligadas às suas
próprias necessidades e lucro empresarial e não necessariamente. Sempre aos
benefícios da sociedade e do bem público. Mas quem pode hoje afirmar que o
Professor/formador não será uma profissão em vias de extinção?!
2.
INICIATIVAS
A
iniciativa Indústria 4.0 em Portugal anunciada pelo governo em janeiro e
posteriormente em abril, tem réplicas em
14 países da UE e faz parte da medida digitising European Industry da iniciativa da comissão Digital
Single Market. (#DigitiseEU). Em Portugal estão em curso mais de 60 iniciativas
empresariais, públicas e privadas. A Iniciativa Portugal INCoDe.2030 para as competências Digitais está articulada
com a anterior e é transversal aos diversos ministérios.
3.
Presidência da UE
Começou no dia 1 de julho a primeira Presidência da
Estónia anunciando as seguintes prioridades:
P1: Uma economia europeia aberta e inovadora
P2: Uma Europa segura e
P3:
Uma Europa digital com livre circulação de dados
P4:
Uma Europa inclusiva e sustentável
4. DESTAQUE
A Recomendação do Conselho de
Ministros da Educação da UE, aprovada no final de maio, relativa ao Quadro Europeu de Qualificações para a aprendizagem
ao longo da vida, revoga a Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho, de
23 de abril de 2008, relativa à instituição do Quadro Europeu de Qualificações
para a aprendizagem ao longo da vida. Um novo fôlego para os programas de
aprendizagem ao longo da vida e, em Portugal, para o QUALIFICA.
E assim, tanto
quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas ruas da
cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!
julho2017, Etelberto Costa
11/7
EU...reka!
1 PENSEMOS NISTO...
“Learning
Analytics” diz-lhe alguma coisa?
Recentemente
o «the digital skills and competences
working group» da DGEAC/CE produziu reflexões sobre esta temática indicando que
«the use of learning analytics to improve and innovate learning and teaching
in Europe is still in its early days». Numa definição simplista avançou:
“learning analytics is about collecting traces that learners leave behind and
using those traces to improve learning”. No «Handbook of Learning
Analytics» (Charles
LANG, George SIEMENS, Alyssa WISE, and Dragan GAŠEVIĆ (Eds) de Julho2017)
vai-se mais longe e mais profundamente e advoga-se que a inovação em
educação/formação vai passar por aqui!
2.
INICIATIVAS
Convocada e liderada pelo comissário húngaro Tibor
Navracsics, Commissiário para a
Education, Culture, Youth and Sport, a «First European Education Summit in Brussels on 25 January,
2018». A cimeira vai focar nos baixos resultados em competências básicas da juventude
europeia, na urgência em resolver desigualdades nos diferentes sistemas de
educação e em alcançar melhor investimento em educação. Questão de partida:
«Ready to discover what Europe will gain by investing
smartly in education? »
3. DESTAQUE
Está
em curso o plano de ação da Anqep para promover e difundir a plataforma
europeia para a educação de adultos-EPALE. Foram designados 8 embaixadores em
Portugal para colaborarem nessa missão que é aberta e para a qual se apela á
participação e, mais do que isso, à intervenção opinativa. A APG e a Tema Central estão a associar-se a
esta iniciativa da comissão europeia.
E assim,
tanto quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas
ruas da cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!
agosto2017, Etelberto Costa
12/7
EU...reka!
1 PENSEMOS NISTO...
Tem-se escrito alguma coisa sobre os
VUCA scenarios (volatility; uncertanty;complexity;ambiguity) que induzirão
as decisões estratégicas num horizonte 2030. A Escola portuguesa move-se muito
lentamente para formar a nossa juventude com essas competências que, aliás,
estão consideradas no Perfil do Aluno à saída do 12º ano recentemente
promulgado. Isso não basta e o nosso empresariado deve considerar esse
requisito nas formações contínuas dos seus quadros, mas também a oferta do
ensino profisional, público e privado a deve ter. E, muito particularmente o
nosso ensino profissional, donde por exemplo se sai diplomado em 80% dos casos,
sem nunca ter participado sequeu num módulo ministrado via eletrónica ou rede
social.
2. INICIATIVAS
Semana Europeia sobre a temática "Second European Vocational Skills Week" teve lugar entre 20 e 24 Novembro 2017 em Bruxelas e foi promovida pela Comissão Europeia/DG Employment, Social Affairs & Inclusion.
Em Portugal a Associação Direito de Aprender realizou o seu Encontro Aprender ao Longo da Vida no dia 20 de novembro no auditório do ISCTE.
O que os uniu é a temática ter focado na
aprendizagem digital e seus benefícios.
3. DESTAQUE
Em 26 de setembro p.p. foi publicado o GCR - The Global Competitiveness Report 2017-2018.
(393 paginas) que inclui um GHCR
- Global
Human Capital Report 2017 com
um ranking by Human Capital Index (Portugal) . De relevar que este Relatório é o Primeiro que inclui uma major
review of its flagship Global Competitiveness Index (GCI), para,
precisamente, atender à nova realidade económica advinda com a 4RI- 4ª
Revolução Industrial passando o GCI a GCI 4.0. O Índice está organizado
por Pilares em que os de Human Capital são o 5º e o 6º pilar é o de Education and Skills.
O Emprego está no 8º Pilar-Mercados como Labor market functioning.
E assim,
tanto quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas
ruas da cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!
novembro2017, Etelberto Costa
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