Proposta de plano de comunicação para o projetoOportunidade2020Igual da Universidade Aberta - 30-09-2016

 
















Universidade Aberta/CIEJD

Igualdade de Oportunidades – um caminho dificil

Oportunidade2020Igual

PLANO DE COMUNICAÇAO

Orientações para a obtenção de resultados










Autor: Etelberto Costa

com contributos de …......

2017, outubro

Produzido por

UAb

CIEJD


Breve descritivo da Parceria e seus objetivos











INDICE

  1. Nota Introdutória

  2. Propósito

  3. Grupos- Alvo

  4. Administração técnico-operacional

  5. Estabelecer canais de comunicação estáveis

  6. Identidade Visual

  7. Páginas facebook/twitter

  8. Boletim/Newsletter

  9. Evento/iniciativa Local

  10. Registo de Iniciativas e Disseminação.



Este documento destina-se a definir a estrutura e o cronograma de contribuições de conteúdo dos membros/parceiros do Projeto Oportunidade2020Igual para a comunicação e disseminação dos valores, produtos, resultados e iniciativas.










1. Nota Introdutória

As novas possibilidades técnicas e comunicacionais da informação e da prestação de serviços nos nossos dias implicam uma presença eficaz na Internet, potenciando da forma mais útil a comunicação permanente com as suas partes interessadas, nomeadamente: autoridades públicas, decisores e funcionários públicos; organizações da sociedade civil; parceiros sociais, de mercado, de negócios, representantes do setor privado; organizações que prestam serviços de cidadania e cívicos; cidadãos em geral; órgãos de comunicação social.

O Oportunidade2020Igual – compromisso com a igualdade de oportunidades deve fazer recurso de todos esses meios e recursos para colocar a sua estratégia visível e partilhada.

O Plano de Comunicação deve desenvolver parcerias e protocolos, nacionais e internacionais, que assegurem uma informação focada e alinhada com os propósitos de veículo da expansão e vitalidade da Língua Portuguesa.

A coordenação e direção do Projeto assumem a administração de todas as páginas Oportunidade2020Igual, buscando e criando conteúdo continuamente e procurando também envolver os parceiros associados como criadores de conteúdo.

A responsabilidade editorial da presença do Oportunidade2020Igual no espaço da World Wide Web (WWW), e de outras plataformas de comunicação tais como: facebook; twitter; linkedIn, etc. compete à Direção do Projeto.

Na escolha dos conteúdos veiculados nas plataformas web, a Direção do Projeto atua como Entidade Moderadora, sendo que a responsabilidade dos mesmos é dos respetivos autores. Em todos os casos, a Direção do Projeto reserva-se o direito de editar os textos que lhe cheguem para publicação.

Este documento responde às seguintes perguntas:

  • O que divulgar, incluindo os tipos e níveis de atividade a serem realizadas como parte do plano de divulgação/comunicação;

  • Quando difundir? a fim de assegurar que o momento de actividades é adequado;

  • Para quem? - o grupo público / alvo para divulgação;

  • Como disseminar? incluindo a definição de recursos apropriados (tais como pessoal e materiais) e das plataformas a usar.

Por divulgação/comunicação entende-se uma actividade horizontal que se concentra na divulgação dos resultados, reflexões, inciativas da plataforma e dos seus projetos para uma ampla gama de partes interessadas, existentes ou potenciais.

A divulgação consciente de informação pressupõe sempre que se considerem diversos aspetos, em que alguns são por vezes regulados e outros que se situam em domínios com particular sensibilidade - prática, política, etc.

2. Propósito


Garantir que os conteúdos e iniciativas do Oportunidade2020Igual sejam amplamente promovidos e que a consciencialização sobre as questões civicas que a sua missão persegue, seja erguida e reconhecida nas suas ambições e nos seus resultados entre os grupos-alvo, em toda a comunidade e cidadãos em geral.

  • A informação veiculada 1 pode ser:

  1. “Propriedade” da Parceria e do POISE – cabendo à Direcção tendo em conta a natureza da informação, decidir eventuais restrições de divulgação.

  2. “Propriedade” de terceiros – cabendo à Direcção (ou consórcio/parceria), tendo em conta os condicionalismos determinados genericamente pela Lei e especificamente pelo proprietário, obter as respectivas autorizações e decidir qual o âmbito para a sua publicação.

  3. Pública – cabendo à Direcção (ou consórcio/parceria), tendo em conta a natureza da informação, decidir qual o âmbito para a sua publicação.

  4. Partilhada – com Parceiros Associados ou outros nomeadamente entidades de comunicação.

  • Os conteúdos publicados não deverão incluir referências comerciais a produtos e empresas com objectivos evidentes de promoção comercial, exceto no âmbito do protocolado ou acordado.

A competência e capacidade de disseminação dos seus valores e iniciativas é essencial para a missão do Oportunidade2020Igual ser reconhecida e atinja os seus fins.


3. Grupos- Alvo

O plano é expandido para vários grupos-alvo a serem alcançados através da disseminação.

Para conseguir um resultado sustentável e eficaz a divulgação deve alcançar diferentes públicos que devem estar segmentados em base de dados pessoais e organizacionais. Entre outros:

  1. Autoridades públicas, decisores e funcionários públicos;

  2. Parceiros sociais, de mercado, de negócios, representantes do setor privado;

  3. Unversidades, Politécnicos, e estabelecimentos de ensino superior privado;

  4. Escolas públicas e privadas;

  5. Empresas de formação e de produção de conteúdo, incluindo digital, de fase educativa/formativa;

  6. Organizações que prestam serviços de cidadania e cívicos;

  7. Organizações da sociedade civil (ONGs entre outras);

  8. Cidadãos em geral;

  9. Órgãos de Comunicação Social;

  10. Entidades, públicas e privadas, internacionais, nomeadamente com vínculos a comunidades de expressão portuguesa.


O Oportunidade2020Igual deve ter uma visão de comunicação universal pelo que, numa primeira fase, os seus escritos devem ser redigidos em Língua portuguesa buscando também públicos nos países da Lusofonia.

Não deixando de se considerar o facto de Portugal estar inserido na UE, será oportunamente considerada o reforço de capacidade de edição de alguns conteúdos ou iniciativas, em pelo menos mais 2 línguas europeias, em especial, quando o foco se concentrar em influenciar e participar no diálogo europeu dos comités de cidadania.



4. Administração técnico-operacional

A gestão de conteúdos – que inclui a produção e a edição de conteúdos informativos e a sua atualização frequente - é assegurada pelo Gestor do projeto, em articulção com um membro da equipa de Coordenação/Gestão da parceria.

O administrador (redes) em colaboração com os gestores faz o upload dos primeiros conteúdos.

É promovida uma gestão partilhada da edição de conteúdos com os parceiros associados que podem, através de um calendário rotativo, e a convite do gestor do projeto, consoante as plataformas comunicacionais a serem usadas, editar conteúdos nas plataformas disponíveis.


Os dados estatísticos serão recolhidos regularmente pelo Gestor e administradores das plataformas, a fim de dar feedback aos parceiros e permitir que haja decisões informadas.


Os resultados serão incluídos nos relatórios periódicos, tendencialmente semestrais e o Final. Esses Itens incluem:


  • Número total de gostos (Likes);

  • Número de Pessoas falando sobre o objeto;

  • Alcance total por semana;

  • Médias e estatísticas relacionadas

  • Maiores adesões e partilhas

  • Grupos de discussão, etc.


5. Estabelecer canais de comunicação estáveis
O plano de implementação da Estratégia de comunicação é projetado através de uma tática cumulativa e de consolidação, o que significa que as informações devem ser recolhidas, organizadas e arquivadas para facilitar a replicação da ação de divulgação.



A estratégia é montada com a perspetiva de garantir um alcance global e dando notoriedade dentro dos grupos-alvo através de mecanismos formais e informais. Os canais de comunicação entre os próprios parceiros do projecto, bem como com a comunidade em geral tem um papel crucial na expansão da missão e visibilidade do Oportunidade2020Igual e seus Parceiros, incluindo a vertente internacional.


Como procedimento de divulgação é adotado um formato colaborativo e envolvente em que cada membro assume contribuições de conteúdo, de acordo com um calendário. Entre essas responsabilidades/tarefas constam:

  • Editor do boletim/newsletter Oportunidade2020Igualnews (pentasemanal);

  • Gestor/es do facebook/twitter/LinkedIn (diário)

  • Dinamizador/Organizador de evento/iniciativa Local .

6. Identidade Visual

As boas práticas de comunicação relevam a importância de se fazer preceder todos os eventose procedimentos de uma definição de imagem, de cor e de mensagens chave que deve ser incorporado num manual de identidade, gráfico e visual.

Inclui os templates para suportes de comunicação como power points, cartas, cartazes, imagens, banners, etc. e deve persistir numa exigência de ação concertada entre todos os agentes, em especial os parceiros e apoiantes para seu bom uso e aceitação.

A identidade visual deve ser renovada a cada semestre, mantendo elementos de consolidação, adesão e reconhecimento do público pela Marca.

A identidade visual deve ser partilhada e assumida pelo consórcio/parceria.

  1. Páginas facebook/twitter

O que deve ser o Oportunidade2020Igual em mídia social?

Promover a consciencialização sobre a missão, visão ações e o seu envolvimento com o público é a missão destas páginas, incluindo internacional nomeadamente os de expressão em Língua portuguesa.

O Facebook, Twitter e Linkedin são as redes mais populares entre os jovens e adultos e, por isso, devem ser relevadas.

São seus objetivos:

  • Envolver e construir relacionamentos com os grupos-alvo e de outras partes interessadas;

  • Criar um canal de comunicação direta entre o Projeto e o público;

Ter uma fonte de auscultação das necessidades dos nossos grupos-alvo e reunir ideias – ser a principal fonte de informação e de mercado, das políticas e tendências na igualdade de oportunidades.

No que respeita às páginas de Facebook / Twitter, os membros devem contribuir com conteúdos com ênfase em assuntos da temática e sobre cidadania em geral.

O administrador e gestores permanentes das páginas são responsávéis pela atualidade diária e pela divulgação/promoção das iniciativas, efemérides, “clipping”, e outras que forem definidas.

Neste veículo o Oportunidade2020Igual pode atrair vários alvos para a sua visão, usando uma imagem atraente e design amigável permitindo a criação de vários momentos de interação com os seguidores da plataforma.

A página do Oportunidade2020Igual no facebook pode ser alcançada pelo link:

colocar link

A página do Oportunidade2020Igual no LinkedIn pode ser alcançada pelo link:

colocar link

E a do Twitter pelo hastag#......................................

O twitter é uma plataforma usada principalmente para transmitir mensagens curtas a um Universo mais ou menos restrito de destinatários.

As mensagens podem conter mais do que simples texto.
O Facebook é o termo médio entre Twitter e Linkedin, porque atinge quase todo o mundo , independentemente de idades. Se as situações específicas exigirem, a criação de uma conta da plataforma noutra rede social pode ser apresentada. O conteúdo pode ser elaborado, mas não extenso, podendo remeter para outras referências.


Procedimentos e fluxo de trabalho


1 Recolha de todas as informações sobre o Oportunidade2020Igual e preparação de todo o material gráfico necessário, adaptada às dimensões de cada rede;
2 Preparação de conteúdo para divulgar em cada rede:
a. Facebook - recorte, "cobertura" das atividades do projeto (por exemplo, fóruns), concursos, discussões e promover a partilha de seguidores;
b. Twitter - a partilha de dados de pesquisa; recorte; partilha e "cobertura" das iniciativas;
c. LinkedIn – promoção de discussões e partilha de ideias e opiniões em grupos de trabalho temáticos;
3 Definição de "regras e procedimentos" para publicar conteúdo (por exemplo, tempo para as publicações.);
4 Os parceiros e parceiros associados devem colocar nas suas páginas web o link para a Pagina do Facebook do Projeto; sugerir com a designação "membro do/a--------------------- ".
5 Todos os gráficos / e-mails / etc devem fazer referência a páginas para projetar;
6 Ligar as redes entre si, de modo que o conteúdo postado no Facebook pode ser publicado no Twitter;
8 Qualquer Partilha deve mostrar Abertura e incentivar à sua disseminação ou discussão (envolver-se em conversa de duas vias);
9 Manter o conteúdo fresco e fácil de consumir e recompensar as pessoas pela sua lealdade , colaboração, através de concursos e promoções (gaming);
10 Uso das ferramentas de relatório (por exemplo, controlar o acesso ao sitio, o âmbito de publicações, etc.);
11 Criar materiais gráficos que chamam a atenção para o seu conteúdo;
12 O conteúdo deve promover a atividade pública;
13 Criar um calendário de publicação - publicar no início da manhã ou tarde da noite (para Facebook); publicar entre 4 ou 5 vezes por dia (no Twitter); publicar no LinkedIn na medida da atividade dos grupos;
14 Criar um portfólio de fotos, videos, cartazes, infografias, etc que possam integrar o anexo do Relatório de Comunicação.

Orientações sobre as melhores práticas:

  • Evite-se o uso de Caps Lock, exceto em siglas (de preferência com um link ou a explicar as siglas);

  • Compartilhem-se conteúdos relevantes apenas e de consciência firme sobre o Oportunidade2020Igual e a sua missão; curtos, divertidos e atuais para o tema, que permitam unir os seguidores para a página de conteúdo e de formato curto;

  • Cada rede social tem dimensões específicas para as imagens, para que o material gráfico compartilhada. Devem ser seguidas essas referências;

  • Ao envolver os seguidores nos eventos e ações, não se deve deixar de mencionar as condições desses eventos ou concursos, os prazos ou datas, e remissão para mais informação detalhada;

  • Use as palavras chave (mote) do Projeto no final e, sempre que adequado, com referência às páginas de facebook/twitter/LinkedIn.


8. Boletim Informativo 2

O Boletim informativo do Projeto designa-se por Oportunidade2020IgualNews (quiosque?).


Tem edição regular na primeira quarta feira a cada 5 semanas. Tem privilégios digitais e de disseminação via web essencialmente e é um veículo complementar da disseminação das atividades da Futuralia e seus membros.

Cada edição tem um editor indigitado entre os parceiros (também pode incluir os parceiros associados).

A Formatação tipo, a configuração, envio são da responsabilidade da coordenação/gestão.

A sua edição deve ser feita numa plataforma livre sem custos (e.g: mailchimp).

A gestão/coordenação deve fazer bom uso de toda a capacidade de disseminação do consórcio/parceria e procurar eventuais canais de expansão nos mídia de comunicação a nível nacional e internacional.



9. Evento/iniciativa Local

Com a perspetiva de garantir um alcance Local e dando notoriedade dentro dos grupos-alvo através de uso intensivo das plataformas comunicacionais disponíveis é um elemento chave para alcançar potenciais formandos candidatos. Tem um papel crucial na expansão da missão e visibilidade do Oportunidade2020Igual e seus Parceiros, e alimenta de conteúdos e de sentido a missão do Projeto.


Deve assentar numa campanha de divulgação e promoção alinhada com a identidade visual e com cartazes e programas de base comum.


Deve privilegiar a dinâmica dos agentes locais dos Parceiros e conseguir uma ação colaborativa e envolvente com entidades locais.


Devem coincider em termos de calendarização com o Lançamento de Ações de Formação nas Regiões.


10. Registo de Iniciativas e Disseminação.


O gestor do projeto, através do seu secretariado mantém um registo de iniciativas e disseminação que permita produzir relatórios periódicos bem como aferir a partir de dados observados, em termos quantitativos e qualitativos, o que vai sendo feito e que permitem fortalecer o Relatório Final. Devem ser anexadas sempre que houver a edição de um Relatório intercalar de comunicação (semestral) e o Final.

Os membros e parceiros associados devem comunicar as suas inciativas e integrar as menções ao Oportunidade2020Igual que executarem. Além de contribuirem para o registo devem incluir informação digitalizada ou em papel dos elementos de comunicação usados: cartaz, imagem, foto, etc.



1. A qual fará parte do que se designa comummente por “conteúdo”.

2Ou “Newsletter”.

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