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Diva Project (a EU LLL financed project)

14 november 2011 Public presentation of results on Diva Project in Lisboa. Diva aimed to carry out studies about successful educational projects, to evaluate them based on defined criteria and to elaborate a good practices catalogue and recommendations for those who are planning and implementing projects, as well as for funding authorities. 

European Institute for Longlife Learning

08 november in Brussels the public presentation of the http://www.ei-ll.eu/ European Institute for Longlife Learning lead by Eucis platform. A digital platform centered on edition of issues related to the subject. Each EU contry with a correspondent (contact point and delegate). At the project and generation team.  

Great - Gamebased Research on Education and Action Training

November. Some events and results of previous work. ProjectGreat . A Long Lige Learning financed european project. APG is the promotor and coordinator. A Project on Game based learning. New ways for the future of learning. Launching day in Lisboa - 04 november. What are the Products? Contracted: - a web based assessment tool for trainers and training companies - a methodology for using games in training.  Kickoff meeting-10/11 november in Bucharest. First approcah for cooperation and collaboration on workflow. A to do list was achieved. 

Como medir os Resultados dos efeitos de interacção do trabalho em rede?

Neste novo mundo de valores intangíveis, precisamos de recentrar os nossos melhores contributos. Certamente que passam por investir no reforço das interacções e das relações em Rede das nossas Pessoas. Deve-se recorrer a técnicas de: inquérito; focus group; briefing/debriefing; grupos de discussão; redes internas de partilha; comunidades de prática; ambientes informais de aprendizagem; redes colaborativas. Este um futuro previsível para o Retorno do Investimento organizacional. As Políticas públicas deveriam prestar mais atenção ao ensino / aprendizagem pessoal numa perspectiva de visão nacional para a aprendizagem ao longo da vida. (eis o Tal super - ministério que precisamos!) Considerando as alterações demográficas, as restrições orçamentais e os desafios à nossa frente para abrir ainda mais os nossos sistemas, é essencial para recrutar e manter profissionais qualificados (professores, educadores, consultores, conselheiros, etc) em nossos sistemas. Esses profissionais são os ún

Redes Sociais e de Conhecimento

É sabido que criar territórios de partilha de novos conhecimentos conduz à inovação. Um tipo específico de aprendizagem em rede (ConnectLearning), que se baseia no conectivismo (Siemens, 2006) e no construtivismo, e as abordagens de aprendizagem situacional, estão a fazer mudar os cenários de aprendizagem. A ênfase está a migrar para os contextos e ambientes. O que já se sabe, contudo, é que é possível, até desejável, alavancar o poder da aprendizagem informal para se alcançarem resultados que podem ser efectivamente medidos. Em Portugal, nos últimos dois anos a utilização das Redes Sociais massificou-se (situamos este epifenómeno em Maio de 2009) , e sites como o Facebook, passaram de “espaços exclusivos dos jovens” para um “espaços de presença incontornável” para profissionais e empresas. Um dos principais desafios para os líderes do séc. XXI é criarem “fábricas” de ideias. (Luísa António. Cegoc, 2011) Pode acrescentar-se a estes aspectos um sétimo: a lealdade. Segundo Teresa S

Novas formas de ensinar e aprender

Numa economia do conhecimento, o indivíduo é o criador do conhecimento, e as relações sociais são a moeda corrente. Nos dias que correm esse profissional, em especial os líderes, são os percursores da utilização das tecnologias sociais e devem reconhecê-las. Estamos numa época de “walking the talk”. Ora com o advento da web 2.0 e das tecnologias sociais o campo para uma aprendizagem informal, instantânea, cresceu exponencialmente. Existe uma grande oportunidade de se refrescar o orçamento da Formação, poupando muito dinheiro (“Value your Money” afirmou-se no Encontro Nacional da APG de 2010) e retirando maiores vantagens nas competências. Claro que é preciso passar por cima do “campo de urtigas” e aceitar que pode haver “ervas daninhas que danifiquem o nosso belo relvado verde”. Mas não é assim na aprendizagem formal e em especial quando ela é feita em sala? Qual o Líder que está satisfeito com os resultados da Educação/Formação que se tem feito? Os Formadores & Coaches AP

EUCIS LLL - iv Fórum de stakeholders - Bruxelas - ET2020 priorities for the 2nd cycle (2012-2014).

Ler em Artigos/Textos o resumo do que foi o Fórum.