Posts

Future of Learning

Dia 25, setembro, sábado, na FIL/Parque das Nações nasce a Rede Nacional Pt Learning Grouyp ( LWG@pt ). Mesa redonda seguida de assinatura de manifesto. Vinte e três organizações aderentes. Porquê a e para quê? Promover a gestão do conhecimento organizacional e a gestão de negócios, por meio de um processo de aprendizagem activo e contínuo (sistémico), com recurso centrado na webização, nomeadamente da web 2.0 e 3.0, focando na competitividade e visando formar e desenvolver os talentos, a inteligência e a liderança nacional.

EfQuel

Nesta Conferência tive a oportunidade de trabalhar sobre Inovação, Excelência e Qualidade dos Recuros de Aprendizagem. As conclusões são guia para muitas das novas práticas que a comissão europeia vai empreender nestes dominios. Em Portugal, com o lançamento da Agenda Digital no http://www.portugaltecnológico.fil.pt/  temso a esperança de que surjam novas oportunidades para a aprendizagen sustentada em tecnologia.

O que é aprender no séc xxi segundo Nélson Trindade

A dinâmica do conhecimento no séc. XXI obriga a novas formas de aprender. Destrezas mentais têm que ser treinadas e potenciadas para permitir o jogo da "dança da Sabedoria e Ignorância". Há 7 que são essenciais, alguns exemplos. É não só uma forma de aprender, com de usar o conhecimento. A sua essência é o espirito "empreendedor", bem visível nos muito jovens e que vai desaparecendo com o tempo. Mais tarde fazem-se cursos para o readquirir. Será fácil manter activo esse espirito ?

O combate às baixas qualificações dos portugueses

...o ideal da Sociedade Educativa não se esgota num mero projecto técnico de melhoria das qualificações dos portugueses...Ela traduz um verdadeiro projecto de comunidade, apela a um programa mobilizador da Nação. Roberto  Carneiro...(Formar, nº 72, Jul2010). Solicitar pdf.

Inquerito sobre eLearning em Portugal

Iniciado em Junho e feito por iniciativa de grandes empresas de eLearning no nosso país, colheu 90 respondentes. Junte-se a eles para podermos chegar aos 100. A partir de setembro iremos dar conta dos resultados desta iniciativa.

POPH - State of Play

Slizard Tamás - Head of Unit da DG_EI fez oseu "state of play": "FSE at EU level is very slow, but POPH is leading in majority of Evaluation Criteria." Incentivou a manter o "path" porque a Meta para Portugal ainda está longe. "The gap is however, narrowing, but still exists." A qualificação e a ALV são a bandeira do nosso desassossego e fonte da nossa motivação para 2020. O POPH está a cumprir. Ocorreu no dia 24 de Junho no Pavilhão de Portugal. O que não poderíamos fazer com uma estratégia do POPH que orientasse à utilização intensiva da AST-Aprendizagem Sustentada em Tecnologia?

George Siemens - Changing the System at a National Level

George Siemens (autor da nova Teoria de Aprendizagem Conectivismo) partilha connosco as suas reflexões sobre o futuro da aprendizagem, sublinhando o caso Magalhães em Portugal (para o bem e para o mal). Ele foca o artigo em 5 Tópicos: - Technology; Leadership; Research; Content; Teaching and Learning. Eu contribui para o debate com a importância que vai assumir no futuro a criação de Espaços e Ambientes (virtuais e físicos) de Aprendizagem. Quer dar também o seu contributo? "His connectivism is achieving us in the target!"