Posts

O que é aprender no séc xxi segundo Nélson Trindade

A dinâmica do conhecimento no séc. XXI obriga a novas formas de aprender. Destrezas mentais têm que ser treinadas e potenciadas para permitir o jogo da "dança da Sabedoria e Ignorância". Há 7 que são essenciais, alguns exemplos. É não só uma forma de aprender, com de usar o conhecimento. A sua essência é o espirito "empreendedor", bem visível nos muito jovens e que vai desaparecendo com o tempo. Mais tarde fazem-se cursos para o readquirir. Será fácil manter activo esse espirito ?

O combate às baixas qualificações dos portugueses

...o ideal da Sociedade Educativa não se esgota num mero projecto técnico de melhoria das qualificações dos portugueses...Ela traduz um verdadeiro projecto de comunidade, apela a um programa mobilizador da Nação. Roberto  Carneiro...(Formar, nº 72, Jul2010). Solicitar pdf.

Inquerito sobre eLearning em Portugal

Iniciado em Junho e feito por iniciativa de grandes empresas de eLearning no nosso país, colheu 90 respondentes. Junte-se a eles para podermos chegar aos 100. A partir de setembro iremos dar conta dos resultados desta iniciativa.

POPH - State of Play

Slizard Tamás - Head of Unit da DG_EI fez oseu "state of play": "FSE at EU level is very slow, but POPH is leading in majority of Evaluation Criteria." Incentivou a manter o "path" porque a Meta para Portugal ainda está longe. "The gap is however, narrowing, but still exists." A qualificação e a ALV são a bandeira do nosso desassossego e fonte da nossa motivação para 2020. O POPH está a cumprir. Ocorreu no dia 24 de Junho no Pavilhão de Portugal. O que não poderíamos fazer com uma estratégia do POPH que orientasse à utilização intensiva da AST-Aprendizagem Sustentada em Tecnologia?

George Siemens - Changing the System at a National Level

George Siemens (autor da nova Teoria de Aprendizagem Conectivismo) partilha connosco as suas reflexões sobre o futuro da aprendizagem, sublinhando o caso Magalhães em Portugal (para o bem e para o mal). Ele foca o artigo em 5 Tópicos: - Technology; Leadership; Research; Content; Teaching and Learning. Eu contribui para o debate com a importância que vai assumir no futuro a criação de Espaços e Ambientes (virtuais e físicos) de Aprendizagem. Quer dar também o seu contributo? "His connectivism is achieving us in the target!"

EDUCA 2025

A convite do ipts da Comissão Europeia participarei, na próxima semana, num grupo de trabalho sobre o Futuro da Educação/Aprendizagem do estudo prospectivo (http://www.futureoflearning.eu/) lançado pela Comissão Europeia em 2009. Esta oportunidade constitui um sério desafio pessoal na dificuldade em antever algumas das questões fundamentais para a aprendizagem futura em 2025. Pode ajudar-me nesta representação portuguesa pelo preenchimento de um pequeno questionário que não lhe tomará mais do que 10 minutos . Basta clicar no link: https://www.surveymonkey.com/s/Educa2025

TIC: ferramenta ou factor estratégico?

Intervenção de 08 de Maio intitulada TIC: ferramenta ou factor estratégico? Durante 1 Hora a plateia (70 pessoas) reflectiu de forma animada sobre o questionamento interagindo comigo. Proximammente Future of Learning.