Posts

POPH - State of Play

Slizard Tamás - Head of Unit da DG_EI fez oseu "state of play": "FSE at EU level is very slow, but POPH is leading in majority of Evaluation Criteria." Incentivou a manter o "path" porque a Meta para Portugal ainda está longe. "The gap is however, narrowing, but still exists." A qualificação e a ALV são a bandeira do nosso desassossego e fonte da nossa motivação para 2020. O POPH está a cumprir. Ocorreu no dia 24 de Junho no Pavilhão de Portugal. O que não poderíamos fazer com uma estratégia do POPH que orientasse à utilização intensiva da AST-Aprendizagem Sustentada em Tecnologia?

George Siemens - Changing the System at a National Level

George Siemens (autor da nova Teoria de Aprendizagem Conectivismo) partilha connosco as suas reflexões sobre o futuro da aprendizagem, sublinhando o caso Magalhães em Portugal (para o bem e para o mal). Ele foca o artigo em 5 Tópicos: - Technology; Leadership; Research; Content; Teaching and Learning. Eu contribui para o debate com a importância que vai assumir no futuro a criação de Espaços e Ambientes (virtuais e físicos) de Aprendizagem. Quer dar também o seu contributo? "His connectivism is achieving us in the target!"

EDUCA 2025

A convite do ipts da Comissão Europeia participarei, na próxima semana, num grupo de trabalho sobre o Futuro da Educação/Aprendizagem do estudo prospectivo (http://www.futureoflearning.eu/) lançado pela Comissão Europeia em 2009. Esta oportunidade constitui um sério desafio pessoal na dificuldade em antever algumas das questões fundamentais para a aprendizagem futura em 2025. Pode ajudar-me nesta representação portuguesa pelo preenchimento de um pequeno questionário que não lhe tomará mais do que 10 minutos . Basta clicar no link: https://www.surveymonkey.com/s/Educa2025

TIC: ferramenta ou factor estratégico?

Intervenção de 08 de Maio intitulada TIC: ferramenta ou factor estratégico? Durante 1 Hora a plateia (70 pessoas) reflectiu de forma animada sobre o questionamento interagindo comigo. Proximammente Future of Learning.

Avaliação Externa de Projecto Transnacional

caso não visualize correctamente o slideshow, utiliza por favor este link TESESME PROJECT

TSESME - Innovative Vocational Training Approaches

Acompanhe-nos na avaliação externa deste projecto transnacional. Estão envolvidas empresas da  Economia Social em 4 países, validando uma ferramenta de diagnóstico (toolkit). Pode olhar o site e colocar as suas questões. Seja curioso! Que Dispositivo de Avaliação? Como posso usar as ferramentas tecnológicas para tal efeito.?

Visão LEARNOVATION 2025

Ser um aluno ao longo da vida torna-se uma condição de vida. Graças á sua utilização maciça e natural na vida quotidiana, as tecnologias adquirem o poder de emancipar as pessoas na oportunidade e na capacidade de aprender, favorecendo uma tendência espontânea para a meta-cognição e de propriedade dos seus processo de aprendizagem. http://www.elearningpapers.eu/index.php?page=doc&doc_id=15791&doclng=16