APG/GREAT – um Grande Projeto ou um Projeto Grande? 

Publicado na Revista Pessoal de dezembro de 2013
Talvez um enorme contributo português para a evolução sobre aquisição de competências em ambiente “work based learning” através de aprendizagens informais  e não formais. 

your innovation, projectgreat, has been selected to be tested on a conceptual level through the HoTEL Lab on informal learning and professional networks, which is run by EFQUEL (http://www.efquel.org)

Escrevia-se na  mensagem recebida no dia 20 de novembro...(Katrin BIJNENS - EFQUEL Director).

Uma comunicação que não nos apanhou de surpresa visto que corresponde a uma candidatura pela qual a parceria europeia GREAT e a sua equipa nacional (Pteam GREAT/APG) sentiu competência e procura reconhecimento e validação do seu trabalho, ao longo dos dois últimos anos, e dos resultados da sua pesquisa e investigação.

Ser testado a um nível conceptual não é  é sujeição antes humildade pedagógica para se chegar mais longe e aprender mais. Aliás, numa respeitosa sustentação nos valores históricos de 50 anos, que as vagas de diretores da APG nos deixaram.

O projeto GREAT levou a APG para o seu nível europeu e para uma vertente que lhe é exigida estatutariamente : - o da inovação em processos e metodologias de aprendizagem e de novas competências para o desenvolvimento das pessoas.

Entrar nesta avaliação do projeto Hotel, é penetrar numa rede europeia onde se  trabalha para propor uma nova abordagem capaz de promover a adoção de ideias inovadoras no campo da AST - Aprendizagem Susatentada em Tecnologia (do original TEL -Technolgy Enhanced Learning).

More information on the HoTEL project can be found here: http://hotel-project.eu/
More information on EFQUEL can be found here: http://efquel.org/

Uma forma de criar uma maior adesão das pessoas à formação sustentada em tecnologias é precisamente fazer uso de tudo aquilo que as pessoas trazem consigo para o local de trabalho.

Entre estas estão os jogos digitais e as redes sociais. Sim, as nossas investigações no Great evidenciam isso, a par de muitos outros que se dizem avessos a essa fruição e dos perigos e barreiras em que se incorre.
 
Ora  uma das potencialides do GBL- Game Based Learning  (uma designação para a qual não encontrámos uma tradução portuguesa capaz de ombrear com a sua carga de marca) e da Gamificação, como elementos alavancadores da formação formal e, pincipalmente, informal está precisamente aí. Muito forte e prometedora, escreve-se em muitos estudos e trabalhos de diversas fontes e proveniências. Nós aplicámos e fizémos acontecer!
O GREAT- Game based Action Research in Education and Learning (http://projectgreat.eu)

 https://www.facebook.com/ProjectGREAT?fref=ts

Assentou  em pesquisa-ação em Educação e Aprendizagem ( http://projectgreat.eu ) e foi (fechou formalmente a 4 de novembro)  um projecto europeu que recebeu financiamento do programa Leonardo da Vinci da Comissão Europeia , através da Agência para a aprendizagem ao longo da vida e que teve como objetivo formar e habilitar decisores, dirigentes,  formadores e professores, com metodologias pedagógicas e ferramentas para o uso adequado dos jogos digitais no processo de aprendizagem.

Só muito recentemente, a GBL  aparece como uma metodologia associada à aprendizagem através da utilização de jogos digitais ( ou web-based ) com foco na aquisição de competências relevando sobre a aquisição de conhecimento. GBL é um conjunto de aplicações, metodologias e abordagens que podem ajudar a superar muitas das deficiências de grande parte do e-learning e da AST que (ainda) é percebida como reproduzindo velhos padrões de transferência de ensino e estilos de aprendizagem utilizando as novas tecnologias , ao invés de ambientes de construção e contextos de aprendizagem empresarial e personalizado .

A diferença é que a pesquisa e o estudo dos resultados subjacentes sobre GBL são agora suportadas pelos pensadores e formadores de opinião da Comissão Europeia (leia-se estudos e documentos do CCI / IPTS -http :/ / ipts.jrc.ec.europa . Eu / ) .

O GREAT penetrou bem em muitos domínios e territórios e foi sempre bem recebido, fosse em Bruxelas, fosse no novo portal europeu Open Education Europa (antigo elearningeuropa) fosse em Conferências temáticas, profissionais e académicas, fosse em contatos para parcerias (que se mostrou e evidenciou com grande proeminência na GREAL LX Lisbon International Conference – www.greatconference.eu). 


No início de 2013, o trabalho de campo estava pronto para lançar os cursos de " TTT -Train the trainers ou formação de formadores " .

Num clima de grande incerteza causada pela profunda crise econômica que afeta os Países da parceria foi necessário apelar para o melhor de todos nós, para chegar onde chegámos. Dezasseis  cursos realizados nos 5 Países da parceria, e mais de 150 novos profissionais certificados europeus na metodologia GREAT (http://elearning.projectgreat.eu/). Um Catálogo de Jogos, Manuais de Formação de que se destacam os guias de exploração pedagógica dos jogos que foram utilizados, um Livro de relatos da Conferência GREAT LX, ferramentas de análise e avaliação. No GREAT os resultados estão bem visiveis e no mercado.
É obra e produto que mostramos, partilhamos  e que ostenta a bandeira nacional e da APG.
 
Os jogos podem mudar a Educação / Formação , de fato e de maneira perturbadora , como muitos gurus têm vindo a dizer e a Comissão Europeia indicou. O GREAT  foi um dos campeões desta Liga europeia do conhecimento e da cultura  e deu um singelo sinal e contributo de que Portugal  está pronto para os desafios dos novos programas europeus Erasmus + e Horizon 2020.

Be a GREAT learner!
VIDEO: 

Comments

Popular posts from this blog

Aprendizagem: conceito e políticas/ O projeto LLL-HUB da APG/fevereiro 2015

Pt Learning working group

SER/TOBE-elearninglisboa2007-proceedings/deliveringonthelisbonagenda